Seguidores e Ouvintes da Rádio Viva Com Deus, seja você Mais um.

Deixe seu Recadinho no Nosso Mural

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Americanos são presos por tentar retirar 33 crianças do Haiti


Multidão se aglomera em frente ao prédio do ministério das comunicações durante distribuição de , em Porto Príncipe.

A polícia haitiana prendeu dez americanos acusados de tentar retirar 33 crianças do país caribenho em um suposto esquema ilícito de adoção, informaram autoridades locais neste sábado, segundo a agência Reuters. Cinco homens e cinco mulheres estão presos na capital, Porto Príncipe, desde a noite de sexta-feira.
Uma das suspeitas, que diz ser líder de uma entidade de caridade em Idaho, nos EUA, alegou ser inocente da acusação de tráfico infantil. Os americanos foram detidos em Malpasse, principal passagem para a República Dominicana.
Autoridades locais disseram que os americanos não tinham documentos para comprovar que as 33 crianças - com idades que variam de 2 meses a 12 anos - estavam aos seus cuidados. Eles também não teriam qualquer tipo de registro com a confirmação de que elas ficaram órfãs após o terremoto que devastou o país no dia 12 de janeiro.
"Isso é totalmente ilegal", afirmou Yves Cristalin, ministro para Assuntos Sociais do país. "As crianças não podem deixar o Haiti sem a devida autorização, e essas pessoas não tinham essa autorização." A Reuters disse não ter conseguido contatar autoridades dos EUA para comentar o caso.
Da prisão, Laura Sillsby, que afirma pertencer ao grupo "New Life Children's Refuge", de Idaho, disse por à Reuters que o grupo tinha "permissão do governo da República Dominicana para levar as crianças a um orfanato" que a organização diz ter no país vizinho.
"Temos um pastor da igreja Batista aqui (em Porto Príncipe) cujo orfanato ruiu totalmente e ele nos pediu para levar as crianças para o orfanato na República Dominicana", disse Laura. Ela afirmou que voltaria para o Haiti para cuidar dos papéis.
"Eles nos acusam de tráfico infantil. Isso é algo que nunca faríamos. Não estamos tentando fazer nada errado", disse.
As autoridades haitianas temem que grupos de ajuda tenham levado órfãos para fora do país para serem adotados em outros lugares. Por causa disso, o governo do Haiti tem barrado muitas adoções neste mês. Não há estimativa do número de crianças sem pais ou familiares.

Terra/Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário